quarta-feira, 30 de abril de 2008

Wanna meet at Bar Jamón?



You've got a message: Wanna meet at Bar Jamón (125 E 17th St.) @ 8pm?

YES!

Estou num dia daqueles... Prestes a pedir demissão. A Joy parece que adivinhou. Nao conheço o lugar. Corro para não me atrasar. Chego às 8, como combinado, e a Joy ainda nao está lá. Faz frio e resolvo esperar dentro. O lugar é pequeno, meia luz...aconhegante. À direita, duas mesas longas comunitárias. Perto da janela, dois bancos virados pra rua; o melhor canto do bar. À esquerda, o bar e, atrás, um grande espelho que serve de quadro para o não muito vasto cardápio de tapas. Em cima do balcão, um fatiador de frios dá ainda mais alma ao Bar Jamón.

Está difícil de se mexer lá dentro, mas encontro um lugar no balcão. O garçom prontamente me alcansa a carta de vinhos e pergunta se pode ajudar. "I'm waiting for a friend, but thanks." Waiting...waiting... Ele tem piedade de mim e me oferece um vinho para degustar. É um vinho Rosé de sabor suave, não exatamente meu tipo de vinho, mas sem dúvida um vinho de qualidade. Mais querendo ser simpática do que de fato curiosa, pergunto qual é o tipo de uva usada nesse vinho. "Hondarrabi Zuri", ele me responde com seu sotaque espanhol. O.K. Continuo no escuro. Ele explica que essa é uma variedade de uva branca muito cultivada no norte da Espanha. Eu faço que escuto, mas minha cabeça está no trabalho.

Entre um gole e outro, a Joy chega e a verdadeira degustação de vinhos começa. Ela está com vontade de tinto e eu não vou contrariar. Experimentamos três, todos espanhóis e todos muito bons. Não lembro de todos, mas lembro bem do melhor: Pirineos 2002, uma mistura de várias uvas, entre elas Tempranillo, Cabernet e Merlot. "We wanna a bottle, please". Neste meio tempo, libera uma mesa no restaurante do Bar que fica logo ao lado. Vamos esperimentar? Why not.


O restaurante ao lado se chama Casa Mono e é uma extensão do Bar Jamón. Chegamos à nossa mesa e nosso Pirineos 2002 já está lá. Perfeito. Vem o cardápio, sempre tapas como no bar, mas agora com mais opções. Escolhemos três.

Croquetas de Abóbora com Queijo de Cabra

Somente a idéia da abóbora com queijo de cabra pra mim já parecia espetacular. O que eu não sabia é que ficava muito melhor. As croquetas são servidas com sálvia frita. O doce da abóbora, com a cremosidade do queijo de cabra e o crocante da sálvia....uhhhmmm... bom demais.

Ovo de Pato com Mojama

Mojama, que experimentei alí pela primeira vez, é um atum curado no sal e servido em fatias translúcidas muito usado no preparo de tapas na Espanha. O ovo de pato é servido com a gema ainda mole sobre mini batatas assadas e ganha um toque de óleo de trufas. As tiras de mojama vem ao redor do ovo. Sem dúvida uma combinação interessante. Talvez não exatamente um prato que eu queira a noite... Funciona mais como Brunch pra mim, mas ainda assim uma boa pedida.

Truta Grelhada com Maitake em Escabeche

Maitake é um cogumelo de sabor amadeirado cultivado no Japão, América do Norte e Europa. A truta é muito bem feita, assim como o escabeche de Maitake, mas nenhum sabor me surpreende tanto. Talvez eu esteja mesmo cansada...

Bar Jamón e Casa Mono são do renomado Chef Mario Batali. Já experimentei pelo ou menos 5 dos restaurantes dele e nunca me decepcionei. Vale tentar. Abaixo está uma lista de alguns deles.

Bar Jamón
125 East 17th Street
New York, NY 10003
(212) 253-2773

Casa Mono
52 Irving Place
New York, NY 10003
(212) 253-2773

Outros restaurantes do Mario Batali em NYC:

Del Posto - www.delposto.com

Nenhum comentário: