domingo, 24 de maio de 2009

No Mundo de Dorothy


Nunca pensei que fosse apreciar brunch, mas depois de mais de  3 anos em NY, acabei incorporando, ou melhor, me apaixonando por boa parte dos costumes americanos. A mistura de breakfast e lunch por lá é um “big deal”. Então, quando um dia me vi tendo que organizar um brunch para meus queridos amigos americanos, senti a pressão.

Comecei pesquisando na internet por lugares novos e bem cotados. Visitei o site do NY Times, depois o Eater.com, Chow e por ai fui. Sem muito sucesso, resolvi recorrer à biblioteca da minha memória e recordei uma noite de outono que me trouxe a resposta...

* * *

... 11 de setembro, 19hs: A Cocktail Party with Dorothy Hamilton

O convite chegou através da Déa, que imaginou que eu pudesse me interessar pelo assunto. Mal sabia ela o quão interessada eu estava. Dorothy Hamilton é um dos nomes mais importantes no meio da gastronomia em NY e, porque não dizer, nos EUA. Fundou o French Culinary Institute, hoje a escola de culinária mais conceituada de NY; faz parte do corpo de membros da James Beard Foundation e é host da série de TV “Chef’s Story”, onde entrevista chefs importantes da atualidade. O evento, organizado por uma ONG que busca arrecadar verba para comprar livros para crianças, tinha como atrativo o lançamento do novo livro de Hamilton, baseado na série de TV da qual é host. Foi um coquetel íntimo, para poucas pessoas na casa de uma das voluntárias da ONG, a Bia. Tudo correu bem, bebida, canapés, chocolates, mas o melhor de tudo foi poder estar lado a lado com Dorothy, ouvir as histórias que ela tinha para contar e, por alguns minutos, me sentir parte do mundo dela. E foi ai que lembrei que o mundo de Dorothy envolvia brunch no Telepan, um restaurante tradicional do Upper West Side, que ela afirmou ser um de seus favoritos. Se ela diz que é bom, eu digo amém.

* * *

Chegamos lá ao meio-dia em ponto; com reserva não se pode brincar. Achei o lugar um pouco mais chi-chi do que eu esperava e, por um minuto, pensei que meus amigos pudessem não gostar. Mas dai lembrei da Dorothy outra vez e recuperei minha confiança. O Pat e a Renée pediram drinks: Chipotle Blood Mary, uma versão bem picante do tradicional drink de tomate; e Perro Salado, uma mistura de tequila, suco de grapefruit e sal. Kalyan, Gustavo e eu ficamos no suco de laranja e degustamos a cestinha de pães e muffins enquanto estudávamos o cardápio. Os meninos optaram por pratos mais tradicionais, como apple sausage para começar e omelete de cogumelos como principal. Eu e a Renée preferimos experimentar algo novo. Ela começou com panquequinhas de ricota de cabra com copota de frutas secas e eu com um blini de batata e ciboulette, coberto com truta defumada e creme de cebola caramelada. Para o prato principal, fomos unânimes na decisão e provamos uma espécie de tortéi de ricota, com pedacinhos de moranga, cogumelos silvestres e redução de balsâmico, coberto por pinolli tostados. Dos deuses!


O Telepan é a pedida perfeita para um brunch depois de uma caminhada no Central Park, numa manhã de sol na cidade maravilhosa...

Telepan: 72 West 69th Street   New York, NY 10023   Tel. 212.580.4300

 

Um comentário:

Os Olhos de Alice disse...

Que maravilha!!!!
Tu já estás em SP??? manda noticias...beijos