domingo, 29 de junho de 2008

Chika Licious


Lembro dos meus primeiros dias em NY, perambulando pelas ruas do East Village, me encantando com cada café ou restaurante que via, um mais charmoso do que o outro. Mas teve um lugar em particular, que realmente me capturou.

Ficava a poucos metros do nosso apartamento e tinha sempre fila na frente. Demoramos meses até que, numa nevasca de janeiro, quando a cidade inteira parecia dormir, finalmente conseguimos entrar.  E, desde então, tenho o Chika Licious não só como um dos meus lugares favoritos em NY, mas também como um business model que passei a admirar.

Quinta-feira passada, casualmente me vi ali em frente às 3 da tarde em ponto, quando eles estavam abrindo, e não pude deixar passar a chance de degustar das delícias da Chika.

Fui a primeira a chegar, mas em poucos minutos, já estava cheio. Considerem que a capacidade máxima ali são 20 pessoas. Me sentei no balcão para poder observar de perto a Chika, chefe e proprietária; e Chris, seu auxiliar, que cortava pacientemente gelatina de manga em cubinhos perfeitos. Enquanto me distraía com o trabalho minucioso do Chris, Don, que é o sommelier, me trouxe o cardápio do dia.  Seis sobremesas e uma seleção de queijos é tudo o que se tem para escolher, mas decidir nunca pareceu tão difícil.

Enquanto estudava minhas opções, Chris me alcançou um amuse, que eu gosto de traduzir como um agrado.  What is this? – eu perguntei. “Lemongrass sorbet with star anise gelatin. Confesso que nunca fui muito fã de anis estrelado, mas a combinação do sorbet com gostinho ácido de limão e a gelatina de anis ligeiramente doce, é sem dúvida campeã.

Me decidi por uma sobremesa com damascos frescos: Seared Black Velvet Apricot on Vanilla Anglaise and Basil Sorbet. Aproveitei para observar cada passo da Chika e pude ver de perto a preparação da minha sobremesa. 

Ela começou cortando o damasco ao meio, retirou o caroço, polvilhou cada metade com açúcar mascavo e, com o maçarico, criou uma superfície crocante sobre os damascos. Pegou um prato limpo, cuidadosamente colocou uma camada fina de creme de baunilha, posicionou os damascos sobre o creme e finalizou com uma quenelle de sorbet de manjericão. E voilà!

É difícil de acreditar que algo tão simples, possa ser tão delicioso. O damasco estava doce e suculento e a crosta de açúcar mascavo o tornava ainda mais especial. Quando misturado com o creme de baunilha e o sabor fresco do sorbet de manjericão, então....uhmmm... isso sim se pode chamar de uma mordida perfeita!

Mestre Chika em ação...

E para fechar com chave de ouro minha tarde super extravagante, ainda pude degustar uma seleção de petit fours do dia: coconut marshmallowdark chocolate chip e apricot pound cake. Comi até os farelos....

O Chika Licious é fruto de uma combinação muito especial: Chika, pastry chef experiente nascida no Japão, que trabalha com maestria a arte das culinárias japonesa e francesa; e Don, seu marido, gerente e sommelier, que seleciona os vinhos e os combina com cada sobremesa, além de receber os clientes com um sorriso pra lá de especial que me faz sempre querer voltar.

A cada dia, Chika prepara novas combinações, inspirada nos ingredientes da estação. O preço é fixo: $12 pelo amuse + escolha de uma sobremesa + seleção de petit fours. Para degustar o vinho que Don selecionou especialmente para aquela combinação de sabores, são extras $7. Uma verdadeira barganha! O cardápio também inclui chás e cafés, além de uma lista de vinhos e espumantes.

Chika Licious

203 East 10th Street

New York, NY 10003

www.chikalicious.com


2 comentários:

Anônimo disse...

Muito obrigada por dividires essa experiencia maravilhosa comigo! O Parfait de mel com sopa de morangos do Chika Licious ja entrou na minha lista das melhores coisas que eu ja comi na vida!! Bjs, Ju

roberta disse...

livia!!!!

tudo bem!!! lendo o blog dá uma saudade enorme de NY... dicas muito especiais, parabens!!! lembrança fundamental a dica do chikalicius, imperdivel para quem estiver por ai!!! era nossa dica fiel, desde 2004!!

grande beijo para voces e sucesso com a "GULA"!!!! parabéns!!!!

beta (...e rafa pilla)