terça-feira, 3 de junho de 2008

Em busca do cannoli perfeito




Quando vim pra cá pela primeira vez, uma amiga me emprestou um guia de NY da Folha de SP antiguíssimo. Falo de 2005 e a edição era, provavelmente, de 90. 

No avião, vim lendo sobre a história da ilha, do porque dos nomes SOHO ou TRIBECA, da organização das ruas e, é claro, dos restaurantes.  Mesmo sabendo que aquelas informações estavam prá lá de desatualizadas, continuei lendo. Afinal, para passar o tempo num vôo de 9hs, vale tudo.

Entre uma lista de cafés e pastry shops, mencionavam o melhor cannoli da cidade. Meus olhos saltaram! Sou alucinada por cannoli desde minha primeira visita à Itália, quando tive o prazer de assistir a um chef siciliano preparar cannoli do início ao fim. E quando falo do início ao fim, quero dizer tirar o leite da vaca, preparar a ricota e tudo mais...

De Robertis era o nome da Pasticceria. Falavam da tradição do lugar, do quão maravilhoso era o cannoli, mas não davam telefone ou endereço.  Maldade aquilo... Agora eu estava sonhando com o cannoli sem saber onde encontrar ou mesmo se a pasticceria existiria ainda. Ok. Virei a página, deixei pra lá.

Chegando em NY, os estímulos foram tantos que acabei esquecendo do cannoli. Fui ficar no apartamento do meu namorado, no East Village, esquina da rua 10 com a Primeira Avenida. Ele estava de mudança para este apartamento e passamos os dias seguintes mobiliando, limpando, pintando.... Num desses dias, olhando pela janela da sala, me chamou a atenção um letreiro luminoso vermelho. Olhei melhor para ler o que dizia e não pude acreditar quando finalmente decifrei: De Robertis Pastry Shop.

Não sei como não rolei escada a baixo, tamanha foi a minha emoção e pressa em degustar o tal cannoli. Pedi primeiro um; e depois uma caixa!



Acabei indo morar naquele apartamento com meu namorado, que virou marido enquanto morávamos lá; e, durante um ano e meio em que lá ficamos, não lembro de uma semana em que eu não tenha parado ali para um cannoli e um expresso. E hoje eu posso dizer com orgulho que fui vizinha do melhor cannoli de NY!

De Robertis foi fundada em 1904, com o nome de Caffé Pugliese, em referência à cidade natal de Paolo DeRobertis, Puglia. Tendo resistido à guerras, depressões e recessões, De Robertis continua um sucesso e uma tradição para muitos "locais" de NY. John, filho de Paolo, juntamente com sua esposa Antoinette, seus 4 filhos e 11 netos trabalham diariamente para garantir qualidade e manter a tradição que já dura tantos anos. 

De Robertis Pasticceria e Caffé

176 First Avenue (entre as ruas 10 e 11)

New York, NY 10009

Tel. 212.674.7137

www.derobertiscaffe.com

Um comentário:

Cannoleria. disse...

ciao Liavia,tambem faço cannoli,de uma olhada na minha pagina,www.cannoleria.com
sigo os preceitos italianos,sou de familia italiana e amo as tipicidades,tambem morei na italia e fui atrás das tipicidades.
abbraccio.