sábado, 21 de junho de 2008

Um doce chique e versátil



Não sou uma grande fã de chocolate; mas, modéstia à parte, nem eu resisto à minha Ganache de Chocolate Amargo

Não é das sobremesas mais simples de se preparar, mas nada que um pouquinho de paciência não resolva. E o resultado, eu garanto, é uma sobremesa chique e versátil. 

Pode-se servir em fatias com um creme doce de baunilha e folhas de hortelã; cortar em quadradinhos e fazer uma crosta de amêndoas; ou até enrolar e passar no cacao em pó como se fosse trufa. Dá pra congelar e, mesmo na geladeira, dura até 2 semanas!

Há pouco tempo, precisei levar um doce para o aniversário de uma amiga super de última hora e não tive dúvida. Tirei a ganache que eu tinha do freezer, decorei com amêndoas e hortelã, comprei frutas frescas e tuiles e, em pouco tempo, eu tinha a sobremesa perfeita!


Ganache de Chocolate Amargo

 

  • 120g chocolate meio amargo
  • 6 gemas
  • 170 g açúcar mascavo
  • 300g manteiga s/ sal derretida
  • 180g cacau em pó s/ açúcar
  • 500g creme de leite grosso s/ soro

 

  1. Forre uma fôrma para pão retangular (aprox. 26cm comprimento) com filme plástico.
  2. Em uma panela, dissolva 50g de açúcar em 50ml de água. Leva à fervura por 2 minutos. Reserve.
  3. Trabalhe com a espátula, em fogo baixo, a manteiga derretida com o cacau em pó. Acrescente o restante do açúcar e o chocolate quebrado em pedaços pequenos. Misture bem e reserve.
  4. Faça um creme colocando as gemas em um recipiente fundo de inox sobre uma panela com água fervente em fogo baixo. Adicione, aos poucos, a calda de açúcar, batendo sempre com um mixer até encorpar.
  5. Deixe a mistura de gemas e açúcar esfriar e acrescente ao preparado de chocolate, batendo sempre até que a mistura fique fria e homogênea. 
  6.  Acrescente o creme de leite aos poucos e bata novamente para obter uma mistura cremosa.
  7. Despeje o preparado na fôrma e deixe na geladeira por, no mínimo 4hs ou de um dia para o outro.
  8. Desenforme, decore com folhas de hortelã e sirva em fatias finas com creme de baunilha.

 

3 comentários:

Os Olhos de Alice disse...

que lindo
adorei
beijos

Anônimo disse...

Que pena que nao moramos na mesma cidade... adoraria ser a privilegiada amiga que recebeu essa fantastica sobremesa de aniversario!!!

Bjs, nos vemos em breve
Ju

Anônimo disse...

eu que ando aqui a sofrer...literalmente fecho a minha boquinha...comprei umas sapatilhas e comecei a correr....não dá mais!!!! Hoje é domingo e estou ansiosa para experimentar todos esses lugares e receitas...nem quero esperar o próximo fim de semana!!! Pára! É muita tentação!!!

Beijos
Edna (NYU) ;)