segunda-feira, 15 de junho de 2009

Antiquário e Gastronomia

Um lustre verde pendurado próximo à janela de uma casa de antiguidades fisgou a minha atenção. Toquei a campainha, meio sem pensar, sem nem saber o que estava procurando. Um senhor elegante respondeu à porta e me deixou à vontade para conhecer o lugar. Uma banheira antiga, uma poltrona de veludo, entre tantas outras coisas prenderam meu olhar. Segui andando e percebi um lance de escadas. Me aventurei escada à baixo e foi quando vi um quadro com o “menu do dia”. Sem entender muito, prossegui e avistei uma pequena cozinha, cheia de panelas velhas, daquelas que fazem comida boa. Andando para o lado oposto, mais móveis antigos à venda, desta vez, basicamente mesas e cadeiras, uma eletrola e alguns lustres. Pensei comigo mesma que aquele seria o cenário para o restaurante perfeito.

De volta ao andar de cima, resolvi não perguntar nada ao tal senhor, com medo de cortar as asas da minha imaginação. Queria ir para casa imaginando um jantar romântico, naquele lugar mágico, cercado de história e bom gosto. Apressei o passo, mas a porta estava trancada e, ao abrir a porta para mim, Paulo, o tal senhor, me alcançou um cartão que dizia: “Forja: Antiquário e Gastronomia” e continha seu nome e de sua esposa, a responsável pelos jantares que acontecem todas as quintas-feiras à partir das 21hs, ao som de blues ou jazz ao vivo. Assim ele me explicou sem que eu perguntasse e para casa eu fui com todas as asas à imaginação que eu poderia desejar.

* * *

Voltei ao Antiquário na última quinta-feira à noite com alguns amigos. A banda ainda não estava tocando e nos deixaram à vontade para escolher um LP e colocar na eletrola. Eletrola??? Começamos com algumas bruschettas, um pouco de whisky e um vinho tinto português. Neste meio tempo, a banda começou a tocar e a garçonete veio anunciar os pratos do dia: bacalhau à Brás, ravioloni de batata e alecrim, e capeletti ao molho rústico de tomate. Também no cardápio, um creme de mandioquinha e de sobremesa somente torta de maçã, o carro-chefe da casa. Comemos, bebemos, curtimos o show e nem vimos o tempo passar... Encerramos o jantar e fomos acompanhados à porta por Paulo, o proprietário, ou melhor dizendo, anfitrião. Nos despedimos e agradecemos o jantar, da mesma forma que faríamos na casa de amigos ou familiares.

* * *

 Tenho que ser sincera e dizer que o serviço deixa a desejar e a comida é gostosa, caseira, mas não espetacular.  Mas o antiquário é muito mais do que isso. É um transporte a uma outra era, é inovador e conservador, estranho e familiar ao mesmo tempo. É algo raro; imperdível.

Quem diria que seria procurando móveis antigos para meu novo apartamento que eu faria minha primeira grande descoberta em São Paulo???

Forja Antiquário e Gastronomia

Rua Cardeal Arcoverde, 1479

Tel. 11 3812.1296 / 9900.7110

Pontos extras: a árvore de Ipê roxo que se pode ver do terraço da casa.  A mesa que fica na rua, embaixo de uma estufa: a melhor de todas.

 

Nenhum comentário: