segunda-feira, 8 de junho de 2009

Receita para os namorados



Com o dia dos namorados chegando, me vi revirando meus livros de culinária em busca de uma receita para a data especial. Algo simples de preparar, mas sofisticado ao olhar e instigante ao paladar. Foi ai que encontrei essa receita de "Grilled Scampi Tails on Lemon and Chive Risotto", no livro "Entertaining", de Donna Hay. Modifiquei um pouquinho a receita original e o resultado segue abaixo.

Camarões Grelhados 
sobre Risotto de Limão Siciliano e Ciboulette

Ingredientes:

6-8 camarões gigantes
1 colher de sopa de azeite de oliva
2 dentes de alho picados
1 colher sopa de folhas de sálvia fresca
sal e pimenta do reino moída
Risotto
2 xícaras de caldo de galinha 
1/2 xícara de vinho branco seco
1 colher de sopa de azeite de oliva
1/2 cebola picada
1 colher de chá de casca de limão siciliano ralada
1 xícara de arroz arbóreo
1 1/2 colher de sopa de suco de limão siciliano
1/4 xícara de ciboulette picada
1/3 xícara de parmesão ralado
sal e pimenta a gosto

Preparo:

Para fazer o risotto, aqueça o caldo de galinha em uma panela. Em uma frigideira, aqueça o óleo e refogue a cebola até ficar translúcida. Adicione a casca de limão e o arroz e refogue por mais 2-3 minutos. Acrescente então o vinho branco e mexa até evaporar. Aos poucos, adicione o caldo de galinha quente, mexendo sempre até o risotto tomar uma consistência cremosa e o arroz estar macio mas ainda al dente (cerca de 25 minutos). Acrescente no final o suco de limão, ciboulette e parmesão. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Enquanto o risotto estiver cozinhando, prepare os camarões. Limpe os camarões, retirando a casca e mantendo somente o rabo. Tempere com sal e pimenta. Em uma frigideira, coloque o azeite de oliva e alho e refogue por 2-3 minutos, até que o alho comece a ficar dourado. Acrescente então as folhas de sálvia e o camarão e refogue por 4 minutos, virando-os na metade do cozimento. 

Sirva os camarões sobre o risotto e decore com mais ciboulette.

Perfeito para degustar com uma champagne gelada, à luz de velas, música rolando....

Nenhum comentário: