domingo, 26 de julho de 2009

Nello's

Entrar numa cantina italiana, para mim, é como entrar numa grande festa de família. É gente para todos os lados, conversas altas, gargalhadas, muito vinho e o cheirinho do molho de tomate fervendo na panela. Me dá uma certa nostalgia dos almoços da família Rizzo, meu lado materno, e do meu avô Ivo, sempre reunindo todos num clima de alegria e descontração. Mas é uma nostalgia boa, um reviver bons tempos. 

* * *

Em poucos meses em São Paulo, tive a sorte de descobrir “una vera cantina italiana”, bem perto de casa. Nello’s, como é chamada, existe há 35 anos e é comandada pelo Sr. Nello, sua esposa Dona Rina e seus filhos. Os pratos, receitas de Dona Rina, são tipicamente romanos e incluem spaghetti all’amatriciana e saltimboca alla romana.

Ontem, com a chuva e o frio que fazia por aqui, nosso primeiro pensamento foi jantar no Nello’s. Chegamos cedo, mas a casa já estava lotada, naquele clima de festa italiana. Logo conseguimos uma mesinha  e começamos o jantar com meia jarra do vinho tinto da casa – um excelente custo benefício. De entrada, pedimos berinjela recheada, com tomate, alho e orégano, na medida perfeita para duas pessoas. Como principal, escolhemos fettuccine verdi (pasta all’uovo, caseira) a carbonara, com cubinhos de pancetta, e uma abundância de ovos e creme; e também spaghetti al sugo. Dois clássicos e ambos uma delícia!  Os pratos são enormes e, se a fome não for muito grande, pode-se perfeitamente dividir. Comemos, bebemos e curtimos o astral do Nello’s... 

Na saída, não sei bem porque, me dirigi a essa moça, que sorria para nós. Agradeci o jantar e, imaginando que trabalhasse ali, pedi um cartão. Ela disse poucas palavras, mas seu sotaque, difícil de decifrar, me deixou curiosa. De onde seria? “Sou italiana, de Roma”- ela disse, “mas sou também new yorker e um pouco chilena.” A filha de Nello me explicou que sua família é de Roma, mas que ela e os irmãos cresceram no West Village, em NY. Contei então a ela que morei em Roma e em Nova York e falei da minha paixão pelos dois lugares. Quando comentei que estou indo para NY em algumas semanas, me olhou com um ar nostálgico e apaixonado e me deixou dizendo: “Dê um abraço nela por mim”. Será dado.

 

“... anni alti, anni bassi, anni felici anni tristi...

l’importante e che siamo ancora insieme a ricordarli” 

frase retirada do site do restaurante


Nello’s 
Tel: 11 3082.4365 
Rua Antônio Bicudo, 97  -  Pinheiros, São Paulo

Nenhum comentário: