terça-feira, 13 de maio de 2008

Café Gitane



Quando alguém como eu, que odeia fila, espera 40 minutos por uma mesa sem reclamar, ou melhor, sem se dar conta, é porque algo tem. Não sei se é o fato de eu sonhar com o couscous com linguiça Merguez ou se é porque gosto de vestir meu modelito mais alternativo e óculos extra large para bater ponto numa das esquinas mais badaladas de Nolita e observar os fashionistas que por alí passam e que alí, como eu, esperam o que for preciso por uma mesa. Ummm... fica difícil dizer, mas acho que meu voto ainda vai pra linguiça.

O Café Gitane é um dos meus restaurantes favoritos em NY. Gosto do ambiente, do cardápio, dos preços. Adoro o uniforme das garçonetes, um vestido curtinho de algodão que muda de cor para acompanhar as estações do ano (na primavera é verde limão!). A comida é francesa com muita influência marroquina e é uma delícia, mas devo admitir que gosto tanto do simples fato de estar alí que meu julgamento sobre a comida fica suspeito. Gosto da experiência como um todo. Da espera pela mesa, da troca de olhares com gente interessante, do Côtes du Rhône barato, do couscous, do capuccino, de olhar os artesãos da Prince Street depois do almoço...

Couscous with Merguez Sausages

O couscous é preparado com beringela e passas de uva e é servido enformado no centro do prato com uma colherada de hummus por cima. A linguiça vem bem torradinha ao lado e é o que precisa para completar o prato. Merguez Sausage, pra quem não sabe, é um tipo de linguiça vermelha picante, preparada com carne de boi ou cordeiro, originária do norte da África. No Gitane, é feita com cordeiro.

Café Gitane
242 Mott Street (entre Prince e Houston)
New York, NY 10012
Tel. 212.334.9552

Nenhum comentário: