segunda-feira, 5 de maio de 2008

Schiller's Liquor Bar



                  

Sábado à noite, amigos visitando... o que fazer?

Não importa se em Porto Alegre ou NY, sábado à noite é sempre um desafio. Encontrar um lugar animado não é difícil; difícil é encontrar gente interessante. Parece que "os bacanas" se escondem e um público de gosto duvidoso toma conta.

Mas tem um lugar em NY a que posso sempre recorrer: Schiller's Liquor Bar. Ali sei que encontro gente interessante e diversão na certa todos os dias da semana. O desafio no Schiller's é outro: conseguir uma mesa.

Mesmo ligando pela manhã, só consigo reserva para as 11pm. E acreditem, reserva alí no sábado é essencial. Tudo bem, estamos em seis. Não pode ser tão fácil assim.

Já é tarde quando chegamos, mas o Schiller's está lotado (dos "bacanas") e sem indícios de que irá esvaziar nas próximas horas. Pedimos a primeira rodada de drinks no bar, enquanto nossa mesa não está pronta. Bellinis para as meninas e gim tônica para eles. Não demora muito e passamos à mesa. Hora de escolher o vinho. No Schiller's, eles facilitam a escolha do vinho, dividindo-os em três categorias: Cheap, Decent e Good. Cada categoria apresenta apenas uma variedade de tinto, branco e, às vezes, rosé que são servidos em glass, 1/2 carafe e carafe. Uma carta de vinhos também está disponível, mas optamos por entrar no clima e escolhemos a carafe de tinto da categoria Good a $19. É um Cabernet Sauvignon chileno que fica mais pra decent do que pra good no meu gosto, mas que importa! Não se vai ao Schiller's pelo vinho. Se vai pelo astral, pela música, pelas pessoas e pelos Moules Frites!

Perdi o interesse por mexilhões há anos atrás, quando tive uma infecção intestinal depois de muito arroz com mexilhão em Garopaba. Mas mexilhão, moule, mussel ou como for chamado nos diferentes lugares do globo, é uma das paixões que descobri, ou redescobri, morando em NY. Moules Frites, que nada mais é do que uma panela de mexilhões ensopados em algum molho especial (provençal, gengibre e ervas...) servidos com batatas-fritas, é um prato fácil de encontrar nos restaurantes aqui; mas não é bom em toda a parte. 

Na primeira vez que fui ao Schiller's, me lembro de comer os mexilhões em um molho à base de vinho branco e ervas frescas que era uma delícia. Passado um tempo, eles começaram a fazer um molho com linguiça; not so good. Para a minha feliz surpresa, recentemente, os chefs realizaram que a linguiça não estava com nada e criaram uma receita de molho ainda melhor que o original: Moules Frites with white wine, curry and cream. O molho é leve e suave e o curry dá um sabor especial, sem tomar conta do prato, deixando o mexilhão ser o astro principal. E o melhor dessa "experiência" vem no final, com um bom pedaço de pão para acabar com o molho que fica no fundo da panela...hummmmmm!

O Schiller's pertence à mesma família do Pastis e Balthazar, mas não é turístico como os "irmãos", que podem ter cardápio superior, mas não batem nem de longe o astral e a clientela do "irmão pobre".

Schiller's Liquor Bar
131 Rivington Street (Lower East Side)
New York, NY 10002
Tel. 212.260.4555

E para quem quizer conferir...

Pastis
9 Ninth Avenue (esquina da Little West 12th Street)
New York, NY 10014
Tel. 212.929.4844

Balthazar
80 Spring Street (entre Broadway e Crosby Street)
New York, NY 10012
Tel. 212.965.1414

Um comentário:

Leka Brossard Iolovitch disse...

Concordo em genero, número e grau a respeito do astral e da clientela do "irmão pobre".
Lá eu recomendo uma sobremesa que não lembro o nome exato, mas era algo do tipo toffe pudding ou algo do genero, a primeira na lista das desserts e de comer de joelhos!
Adorei o blog e as fotos da Mari!