segunda-feira, 7 de julho de 2008

Café Mogador



St. Mark`s Place é o trecho da rua 8, entre a Terceira Avenida e a Avenida A, no coração do East Village. É uma rua conhecida pela diversidade de bares, restaurantes, brechós e “bichos-loucos” que por ali passam. Nada parece excêntrico demais. Experimente vestir a fantasia do Halloween passado e desfilar pela St. Marks e é possível que passe desapercebido.

Liberdade total para ser e fazer o que bem entender!

É nesse espírito “nem aí”, despojado-meio-rebelde que os restaurantes e cafés da St. Marks se formaram. Não tem regra ou etiqueta; o serviço quase sempre é ruim; cartão de crédito ainda é novidade, mas a conta é muito provavelmente pagável com os dólares que se tem no bolso.

Num dia qualquer da semana passada, estive por lá e não resisti a uma “St. Mark’s experience”. Fazia sol e queria um café onde pudesse sentar na calçada. Escolhi o Café Mogador, um dos pioneiros na cozinha marroquina em NY. Estava sozinha mas, como eu, muitos outros ali também estavam. Me senti bem. Abri minha revista e li sobre um tal de Sal, ex-proprietário de uma famosa loja de CDs em Manhattan que teve que fechar seu negócio, depois de 13 anos, simplesmente porque CDs já são coisa do passado. Para que entrar numa loja, ouvir os conselhos e histórias de um cara interessante como o Sal, interagir com as pessoas à volta, fazer um novo amigo, se apaixonar... Pra que tudo isso, se hoje se pode clicar um botão do mouse e comprar o som que se quiser no iTunes, com a bunda ainda sentada no sofá?

Anyway... antes que a tristeza me invadisse por completo, a garçonete chegou com o cardápio. Clássicos da cozinha marroquina, como couscous, tagines e Merguez sausage interagem com pratos da cozinha mediterrânea, como falafel, babaganoush kebabs.

Não estava com muita fome e escolhi uma salada de abacate com beterraba e azeitonas. Para minha surpresa, estava muito boa e acabei abrindo meu apetite e pedindo também uma porção de home made hummus para comer com aquele pãozinho chato que é uma delícia... De experiências passadas, recomendo também os “Platters”, combinações super especiais, como o Merguez Platter, com lingüiça Merguez, hummus e salada árabe. Uma delícia!

 

Café Mogador

101 St. Mark’s Place (entre Primeira e Segunda Avenidas)

Tel. 212-677-2226

www.cafemogador.com

 

Um comentário:

Anônimo disse...

Lívia, é a Carlinha, amiga da tua irmã. Falei ontem com a Laura e, perguntando por ti, ela me disse sobre o teu blog. Conferi e ADOREI! Já virei "freqüentadora assídua"! Parabéns!
Espero que esteja tudo bem contigo. Um beijo grande e continua com esse ótimo trabalho!